Os eleitores de Extremoz devem ficarem atentos nesse período eleitoral as chamadas “fake news”, notícias falsas publicadas como se fossem informações reais.

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, manipulação, incentivar o preconceito e resultar em mortes.

No caso das eleições a fake news pode ajudar a prejudicar injustamente candidatos, na tentativa de manipular os eleitores e o resultado final da eleição.

Na noite da última segunda-feira (09) um perfil no Facebook publicou que a pré-candidata a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, havia desistido de concorrer para apoiar uma outra candidata.

A notícia publicada pelo perfil é falsa, o Portal Extremoz confirmou que Jussara Sales anunciou oficialmente no dia 08 de março, ao lado da Senadora Zenaide Maia, sua pré-candidatura.

Por esse motivo o Portal Extremoz desenvolveu o site eleicoes.portalextremoz.com.br com a função “factchecking” onde informamos se notícias publicadas nas redes são verdadeiras ou falsas.

Informação fake publicada no perfil.

Sobre o autor

By Redator