Eleitores de Extremoz precisam ficar atentos as fake news eleitoral

Os eleitores de Extremoz devem ficarem atentos nesse período eleitoral as chamadas “fake news”, notícias falsas publicadas como se fossem informações reais.

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, manipulação, incentivar o preconceito e resultar em mortes.

No caso das eleições a fake news pode ajudar a prejudicar injustamente candidatos, na tentativa de manipular os eleitores e o resultado final da eleição.

Na noite da última segunda-feira (09) um perfil no Facebook publicou que a pré-candidata a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, havia desistido de concorrer para apoiar uma outra candidata.

A notícia publicada pelo perfil é falsa, o Portal Extremoz confirmou que Jussara Sales anunciou oficialmente no dia 08 de março, ao lado da Senadora Zenaide Maia, sua pré-candidatura.

Por esse motivo o Portal Extremoz desenvolveu o site eleicoes.portalextremoz.com.br com a função “factchecking” onde informamos se notícias publicadas nas redes são verdadeiras ou falsas.

Informação fake publicada no perfil.