O vice-prefeito de Extremoz, Djalma Sales (Macho), foi convocado pelo Presidente da Câmara Municipal de Extremoz, Fábio Vicente, para tomar posse do Executivo Municipal.

A convocação ocorre após o afastamento do prefeito Joaz Oliveira, determinada pelo Desembargador Claudio Santos, corregedor regional Eleitoral do TRE/RN.

Na última sexta-feira (30/10), uma força-tarefa composta pelo MP Eleitoral, Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em 19 endereços de Natal, Extremoz e Recife.

A força-tarefa constatou um esquema criminoso de lavagem de dinheiro público desviado para a campanha a deputada estadual (em 2018) de Elaine Neves, esposa do prefeito.

A investigação aponta que o prefeito, a esposa e servidores promoveram fraudes em licitações para compra de medicamentos (totalizando um possível prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos), em troca de pagamento de propina.

Parte dessa contrapartida teria ido para a campanha de Elaine Neves e tentou-se encobrir a irregularidade a partir de doações ilegais feitas por cargos comissionados da Prefeitura, já depois da votação e por ordem de Joaz Oliveira.

O esquema de corrupção ainda se mantém ativo. Somente em 2020, as empresas envolvidas já receberam mais de R$ 800 mil do município.

Além do casal (Elaine Neves é também chefe de Gabinete da Prefeitura), foram afastados a chefe de gabinete adjunta, Francisca Rosângela Ribeiro Monteiro; a secretária Municipal de Administração, Maria Mércia de Brito Ferreira; e o gerente de Tributação e Fiscalização Municipal, Pablo Rodrigo Bezerra de Medeiros.

Joaz Oliveira foi afastado após o Ministério Público Federal apontar o risco de o esquema não só seguir ocorrendo, como de vir a gerar novos reflexos na atual campanha, em que Joaz Oliveira é candidato à reeleição.

Em 2019 Djalma Sales revelou que desde o início do mandado ficou de mãos atadas, e que ao assumir a prefeitura nunca foi chamado por Joaz para construir o projeto administrativo e nem para participar das decisões pertinentes relacionadas ao município.

Nem todos sabem, mas até hoje não tenho sequer um birô de vice-prefeito para sentar na prefeitura” disse o vice-prefeito em uma carta aberta.

A posse ocorrerá nesta terça-feira (3/11) em Sessão Extraordinária a partir das 09hrs da manhã na Câmara Municipal de Extremoz de forma remota e virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Sobre o autor

By Redator