O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” iniciará a segunda fase da reabertura gradual nesta quinta-feira (17).

O Parque passará a abrir mais cedo, às 6h, com maior público e retomada da utilização de espaços.

A reabertura das atividades da Unidade de Conservação tem acontecido de maneira gradual, por meio de três fases, de acordo com o planejamento da administração do Parque junto à diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema.

A Portaria Conjunta N° 020/2020, regulamentando a reabertura foi publicada dia 25 de agosto no Diário Oficial do Estado (DOE).

A segunda etapa da reabertura conta com o retorno dos visitantes não cadastrados. Além dos 225 coopistas diários autorizados na primeira fase, o Parque passa a autorizar a entrada de 300 visitantes durante dias úteis e 500 aos fins de semana.

Serão liberados espaços de convivência, brinquedos, quadra e trilhas interpretativas, além da pista de cooper, setor administrativo e auditório, abertos anteriormente.

O visitante do Parque das Dunas poderá também retomar a participação nas trilhas interpretativas. Serão duas por dia, com no máximo 10 pessoas por trilha.

O número de trilhas e participantes foi reduzido para atender as demandas de distanciamento social. O agendamento segue sento feito pelo e-mail: parqueestadualdasdunasrn@gmail.com.

Segundo a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o planejamento elaborado tem seguido dentro da normalidade.

“Depois dos primeiros 15 dias de reabertura e após análise dos índices de transmissibilidade e da taxa de contágio da Covid-19, entendemos que é possível seguir avançando com o protocolo de reabertura da Unidade de Conservação. A população tem contribuído para a boa organização e uso do Parque”, afirma.

Embora os espaços de convivência façam parte da segunda fase da reabertura, não são permitidos aniversários, piqueniques, comemorações e confraternizações.

O distanciamento também deve ser respeitado, mantendo-se uma distância de 4 metros na pista de cooper e 1,5 metro+ nos demais espaços.

Fase 2

Dias da semana: segunda (exclusivo coopista/manutenção). Terça a domingo

Horário: 6h às 17h

Espaços liberados: Pista de cooper, setor administrativo, Área de piquenique, Brinquedos, quadra, Trilhas interpretativas

Quantidade de pessoas: segunda-feira: 225 coopistas por vez; Terça a sexta: 225 coopistas por vez + 300 visitantes/dia. Sábado e domingo: 225 coopistas + 500 visitantes/dia (50% do percentual normal)

Regras de Uso:

– Uso obrigatório de máscara.

– Higienizar as mãos ao entrar no Parque.

– Verificar a temperatura corporal na entrada (igual/abaixo de 37.8° C).

– Distanciamento mínimo: 4 m (pista de cooper) e 1,5m nas demais áreas.

– Controle de entrada: Fichas Numeradas.

– Bebedouros interditados.

– Portar a sua garrafinha individual com água.

– Proibida a entrada com alimentos.

– Proibido aglomerações.

– Estacionamento interditado (exclusivo para funcionários).

– Proibido aniversários/confraternizações/comemorações.

– Doações de mudas suspensas.

– Trilhas Interpretativas: 2 trilhas/dia (50% do percentual normal). Máximo: 10 pessoas por trilha (40% do percentual normal) + orientador turístico + policial (agendamento através do e-mail: parqueestadualdasdunasrn@gmail.com)

– Proibido usar os seguintes espaços: Oficina de Educação Ambiental e Artes, Folha das Artes e Anfiteatro.

Sobre o autor

By Redator