O retorno das aulas presenciais na EDD (Escola das Dunas) que fica localizada na Praia de Pitangui, região litorânea de Extremoz, está previsto para o mês de março.
A escola, que estava sem aulas presencias desde o início da pandemia no Brasil, está passando por uma reforma, em virtude de um desabamento.
Em 2021 o teto desabou em uma das salas de aula e no momento do desabamento não havia ninguém no local, em virtude da pandemia.
O Portal Extremoz conversou com o Professor Valfran Farias, atual Diretor da Escola das Dunas, que confirmou que após muita luta e cobranças na Secretaria Estadual de Educação a manutenção e recuperação das estruturas do anexo foram iniciadas.
Além do desabamento do teto, a escola também sofre com a falta de estrutura geral e comprometimento das outras salas próximas e por esse motivo não foi possível retornar de forma presencial.
Desde janeiro a empresa prestadora do serviço responsável pela manutenção e recuperação está trabalhando e atualmente se encaminha para conclusão da primeira etapa, que é a entrega do anexo reformado completamente.
Todas as estruturas de cobertura foram substituídas, a manutenção foi realizada em todo telhado do anexo, assim como resolução das infiltrações, instalações elétricas novas e novo piso.
São quatro salas de aulas novas e dois banheiros que permitirá iniciar as aulas de forma presencial.
Além disso, posteriormente a empresa vai recuperar e realizar a devida manutenção no prédio principal, fazendo novas instalações elétricas, novos banheiros, novo reservatório de água e tudo que for necessário para deixar em condições mínimas, adequadas e seguras para os alunos e colaboradores da escola.
Conforme explicado pelo atual gestor, Professor Valfran, ainda não existe uma data exata para o início das aulas presenciais, mas com o avanço da recuperação e manutenção a previsão é que o começo do ano letivo de 2022 ocorra ainda em março.