A Prefeitura de Extremoz decretou neste domingo (3/7) em edição extraordinária DOM (Diário Oficial do Município) situação de emergência em virtude das fortes chuvas que atingem o município.
Para fundamentação do decreto foi considerado que o município de Extremoz está sendo atingindo nas últimas 48 horas por forte volume de chuvas não esperado, que também atinge a capital e demais cidades.
Também considera “que a lagoa de extremoz se encontra com altíssimo volume de águas, podendo transbordar por cima da ponte da passagem da vila, via principal de entrada da cidade.”
O decreto autoriza a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.”
Autoriza também a convocação de voluntários para as ações de respostas ao desastre e arrecadação de recursos para facilitar as ações de assistência social para pessoas afetadas.
Também dispensa licitação para os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias.
O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio Cesar, também decretou situação de emergência no município em virtude das chuvas, mais de 115 mm foram registrados nas últimas 24 horas, de acordo com o prefeito.
Em Natal, Álvaro Dias realizou um pronunciamento onde afirmou que a capital se encontra em situação de calamidade pública.
O prefeito afirmou que diversas equipes estão nas ruas e está disponibilizando assistências para para as pessoas desabrigadas.