Luiz Inácio Lula da Silva, venceu as eleições de 2022 no segundo turno e está eleito presidente da República pela terceira vez com 50,83% dos votos válidos, com 98,81% das urnas apuradas às 19h:58m.

Lula completou 77 anos na última quinta-feira (27) e foi eleito juntamente com Geraldo Alckmin, seu vice na Coligação Brasil da Esperança formada pelo PT, PC do B, PV, SOLIDARIEDADE, PSOL, REDE, PSB, AGIR, AVANTE e PROS.

Essa é a terceira vez que o petista é eleito para ocupar o cargo, sendo eleito pela primeira vez em 2002, quando venceu no 2º turno do tucano José Serra.

Em 2006 foi reeleito também no segundo turno, vencendo o então tucano Geraldo Alckmin, que se juntou ao petista nas eleições de 2022.

Lula se apresenta como “pai dos pobres” pelo fato de ter dado uma atenção especial aos mais carentes durante seus governos, que, apesar disso, também foi marcado por uma série de denúncias de corrupção.

Em  2010 deixou o governo com aprovação recorde de 87% e o Brasil na 7ª posição da economia global.

Em 2017 Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelo então Juiz Sérgio Mouro, que posteriormente foi declaro um juiz parcial.

Em abril de 2021 o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a decisão do ministro Edson Fachin que, ao declarar a incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), anulou as ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não se enquadrarem no contexto da operação Lava Jato.

 

Sobre o autor

By Redator