A disciplina de história pode ser muito importante no processo de inclusão social. Com o propósito de apresentar uma perspectiva atualizada sobre a cultura da população afrodescendente no RN em seus diversos aspectos como o trabalho, a população e, ainda, as formas de resistência as professoras do departamento de história – Juliana Teixeira e Margarida Dias – organizaram o livro Escravidão no Rio Grande do Norte pela editora universitária – EDUFRN.

No livro podem ser encontrados estudos, pesquisas, experiências e sequências didáticas sobre a vida cotidiana dos sujeitos escravizados, novas perspectivas sobre a família escravizada, notícias sobre a insubordinação de escravizados, entre outros temas.

Segundo as autoras o estudo de temas como a escravidão é fundamental para a desconstrução de concepções preconceituosas sobre os grupos historicamente excluídos da sociedade e, ainda, que sejam reconhecidos como elemento constitutivo das identidades diferenciadas, favorecendo o fortalecimento de direitos.

Um dos grandes desafios da obre foi o de trabalhar tendo como objeto de investigação, os grupos negligenciados na escrita do RN. Diversas fontes e documentos históricos foram utilizados para tentar superar esse desafio. A obra contou com a participação de alunos e alunas licenciandos, com o objetivo de contribuir de forma propositiva para os debates sobre o ensino de história e de cultura da população afrodescendente, numa perspectiva atualizada e tendo a metodologia da pesquisa histórica como referência.

Carta de Alforria do Escravo João Pessoa.

A expectativa das autoras é que o livro possa contribuir não apenas para a construção de novos modelos de formação inicial de professores de história, como também para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Sem dúvida a história do RN fica mais rica com a publicação desse livro feito a muitas mãos. O livro está disponível gratuitamente pelo repositório da UFRN, no link https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45029 

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Sobre o autor

By Leandro Soares

Professor da Rede Estadual de Educação. Graduado em História e Filosofia pela UFRN. Mestrado em Filosofia Política, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia e Literatura pelo IFRN.