O Exército Brasileiro, através do 1º Grupamento de Engenharia e 7º Batalhão de Engenharia de Combate, prevê finalizar a instalação de uma ponte temporária na BR-101, no KM 72,5, em Extremoz nesta quarta-feira (21/9).
Cerca de quarenta e cinco militares estão trabalhando na montagem de uma ponte tipo bailey, que são muito utilizadas para estender a ajuda a lugares atingidos e isolados por desastres naturais, guerras ou terrorismo e suportam até 50 toneladas.
No caso específico da BR-101 em Extremoz, a ponte está sendo instalada a pedido do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), para restabelecer o fluxo de veículos.
No último dia 14 de setembro uma cratera se abriu na BR por um colapso de uma rede de drenagem que passava por baixo da via.
Desde então o fluxo de veículos foi interrompido e trecho foi bloqueado, causando congestionamentos no trânsito de Extremoz na Av. Coqueiros e Jardins de Extremoz, nos horários de pico.
O superintendente do Dnit no Rio Grande do Norte afirmou que seria necessária uma alternativa provisória para retomada do tráfego de veículos no local até que uma obra de engenharia mais complexa, de reconstrução da rede de tubos, seja feita.
Confira um vídeo publicado pelo Exército Brasileiro nesta terça-feira (20) sobre a instalação da ponte: