Os estudantes do município de Extremoz que utilizam o transporte escolar para se deslocar entre suas residências e as instituições de ensino voltaram a denunciar a superlotação nos ônibus.

A primeira vez ocorreu há cerca de dois meses, conforme matéria pulicada aqui no Portal Extremoz no dia cinco de maio, relatando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes.

Na ocisão entramos em contato com a Prefeitura do município que respondeu, através da Assessoria de Comunicação, que já estava tratando o problema e faria uma licitação para implantação de novos ônibus.

Novamente os alunos voltaram a reclamar da quantidade de escolas que apenas um ônibus atende, além do sucateamento dos ônibus, conforme destaca os próprios estudantes.

A principal reivindicação parte dos estudantes do CEEP (Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Hélio Xavier de Vasconcelos) localizado no Jardins de Extremoz.

Conforme manifesto publicado pelo GERAB (Grêmio Estudantil Richardson Alex de Brito) do CEEP, a superlotação além de causar mal-estar nos alunos (inclusive com registros de estudantes desmaiando no transporte), também facilita situações de assédio e agressão.

O Portal Extremoz entrou novamente em contato com a Prefeitura de Extremoz, que mais uma vez prontamente respondeu, informando que duas medidas estão sendo tomadas:

  1. Tramitação de um pregão (modalidade de licitação) para viabilizar o aumento da quantidade de ônibus;
  2. Solicitação aos gestores das escolas que forneçam carteira aos estudantes, para permissão ao uso do transporte.

De acordo com o comunicado da prefeitura, essa segunda medida segue a recomendação da Portaria Estadual da Educação, que determina o uso do transporte apenas para estudantes que residem a partir de dois quilômetros distantes da escola.

A nota da prefeitura não esclarece qual é o prazo para finalização dessas duas medidas, confira a nota completa:

A Prefeitura de Extremoz esclarece que houve um aumento de 18 para 30 rotas de ônibus escolares no município, devido ao retorno das aulas pós-pandemia, o que acabou gerando o aumento da quantidade de estudantes transportados a cada rota.

Visando resolver a situação, um pregão está sendo realizado no município para viabilizar o aumento da quantidade de ônibus disponíveis aos estudantes.

Além disso, também foi solicitado aos gestores das escolas estaduais localizadas em Extremoz que façam a carteira dos seus estudantes, documento que dá permissão ao uso dos transportes escolares municipais. Essa solicitação segue recomendação da Portaria Estadual da Educação, que determina o uso do transporte escolar municipal apenas para estudantes que residem a partir de 2 km distantes da escola onde estudam.

Essas duas medidas irão diminuir a quantidade de estudantes em cada rota e sanar os problemas que ocorrem no momento.

Sobre o autor

By Redator