Em um mês o número de casos prováveis de arboviroses cresceu cerca 242% no município de Extremoz, é o que aponta o boletim mais recente da Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública) do Rio Grande do Norte.

Conforme publicado pelo Portal Extremoz, o boletim do dia 9 abril apontava que o município tinha 115 casos prováveis de dengue e 12 já confirmados.

O boletim mais recente com dados atualizados no dia 7 de maio mostram que os casos prováveis aumentaram para 406 e os casos confirmados para 30.

O aumento no número de casos prováveis foi de 253% e confirmados foi de 150%. Os casos prováveis de chikungunya também subiram cerca de 175%.

Em abril o município registrava 8 casos prováveis de chikungunya, agora o número subiu para 22 casos. Os casos confirmados foram de 3 para 8.

O número de casos prováveis e confirmados de zika não tiveram aumento, permanecendo 3 e 2 respectivamente.

No total foram registrados 126 casos de arboviroses no boletim de abril e 431 no boletim de maio, totalizando um crescimento de 242% no número de casos.

Reprodução: Boletim Epidemiológico Sesap.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Extremoz.

Questionamos quais medidas estavam sendo tomados pela SEMUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) em relação aos terrenos baldios com mato e lixo, que contribuem com o avanço dos números.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou, através da SEMUR, que estão sendo realizadas vistorias e limpezas constantes em áreas do município.

Também existe um número para que moradores possam fazer solicitações ou denúncias: (84) 99636-1034.

O atendimento também ocorre presencialmente de 7h às 13h, de segunda a sexta, na sede da secretaria localizada na R. Luz Divina, 233 – Centro.

Ainda de acordo com a prefeitura, o setor de Endemias está realizando ações no município, confira a nota completa:

A Prefeitura de Extremoz, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, (SEMUR) informa que já estão sendo realizadas, vistorias e limpezas, constates em áreas do município, vale ressaltar que algumas demandas devem ser realizadas pelos Contatos da secretaria, (84) 99636-1034, ou presencialmente, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira de 7h da manhã às 13h da tarde.

Enquanto a situação de Arboviroses, o nosso setor de endemias estão realizando as seguintes ações:

As ações que estão sendo realizadas, juntamente com a endemias e os ACS, são as visitas onde se identificam pessoas com sinais e sintomas de arboviroses, após isso, é passada para a endemias as áreas onde se encontram mais pessoas com sintomas, e os mesmos vão até a área para á procura de focos que podem contribuir para criadouros do mosquito.

Além disso, a população é orientada a procurar as unidades básicas para o atendimento médico, e o Hospital para realizar a sorologia, para identificar se realmente está com alguma arbovirose que são: dengue, zika e chikungunya.

Sobre o autor

By Redator