A Carteira de Coopista do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” agora pode ser feita pela internet, através do site www.parquedasdunas.rn.gov.br.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa que a solicitação para a confecção da carteira neste segundo semestre de 2020, pode ser realizada a partir desta quarta-feira (02).

O documento permite o acesso do visitante nessa primeira fase de reabertura gradual do Parque das Dunas, prevista para acontecer durante 15 dias.

Nesse momento de retorno das atividades na Unidade de Conservação, após quatro meses suspensas devido à pandemia, o horário de funcionamento do Parque das Dunas será das 8h às 17h, não permitindo acesso do público ao local fora desse horário acordado inicialmente no Plano de Retomada.

Com o objetivo de facilitar a emissão da carteira, até mesmo para evitar aglomeração no espaço, o Idema, por meio da equipe de Tecnologia da Informação (TI), optou por essa forma de trabalho, em que os interessados possam fazer a solicitação e aquisição dela, por meio da Internet, mediante o preenchimento do formulário online com dados pessoais, anexação de documentos de identificação e foto 3×4.

Após o envio do formulário, é preciso aguardar o e-mail com as instruções para os próximos passos. As informações são enviadas à administração do Parque das Dunas para que a equipe avalie se é caso amparado pelas legislações referentes à gratuidade ou não.

Com as informações verificadas será emitido um boleto para o interessado via e-mail. Após a confirmação do pagamento, é gerada a Carteira de Coopista, permitindo o acesso sem cobranças na bilheteria.

“Antes da pandemia, a carteira permitia o acesso de praticantes de caminhada e corrida a partir das 5h, antes de abrir os portões para o público em geral. Mas, agora, o cenário é outro e nesse primeiro momento é dessa forma que vamos retomar as atividades. É importante ressaltar, também, que quem possui a carteira antiga fora da validade, é preciso atualizá-la”, afirma a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

A carteira custa R$ 20,00 (vinte reais) e deverá ser renovada 1 ano após sua emissão, com exceção da Carteira Permanente que é emitida para pessoas com idade superior a 60 anos. Frequentadores acima dessa idade estão isentos da anuidade.

Sobre o autor

By Redator