fbpx

Vereadores de Extremoz aprovam RPPS (Regime Próprio de Previdência Social)

Os vereadores de Extremoz aprovaram nessa terça-feira (06/03) a implantação do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) no município. O projeto que foi enviado pelo prefeito Joaz Olivera à CME foi aprovado por 7×4 mesmo contra a vontade dos servidores.

Regime Próprio de Previdência Social é um sistema de previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegure, por lei, a todos os servidores titulares de cargo efetivo, pelo menos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos no artigo 40 da Constituição Federal. São intitulados de Regimes Próprios porque cada ente público da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) pode ter o seu, cuja finalidade é organizar a previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo, tanto daqueles em atividade, como daqueles já aposentados e também dos pensionistas, cujos benefícios estejam sendo pagos pelo ente estatal.

Desta forma, de um lado, temos o Regime Geral de Previdência Social – RGPS, cuja gestão é efetuada pelo INSS, que vincula obrigatoriamente todos os trabalhadores do setor privado e também os servidores públicos não vinculados a regimes próprios de previdência social e, por outro lado, temos vários regimes próprios de previdência social cujas gestões são efetuadas, distintamente, pelos próprios entes públicos instituidores.

Esse mesmo projeto enviado por Joaz à CME já havia sido votado antes, durante a Gestão de Klauss Rêgo e inclusive Joaz que era o então presidente da Câmara foi contra o projeto, além dele o atual vereador Cleyton “gordo” na época também votou contra e chegou inclusive a renunciar o cargo afirmando está sofrendo perseguição política e hoje votou a favor do projeto. Confira como votou cada vereador:

Fábio Vicente A FAVOR
Josias A FAVOR
Cleyton Saint Clair A FAVOR 
Renato Leite A FAVOR
Kilter Harmistrong A FAVOR
 Aderson Araújo A FAVOR
Rilder Jordão A FAVOR
Eduardo Mota CONTRA
Izidoro Filho CONTRA
Jussara Sales CONTRA
Cleiton Cabral (Habitação) CONTRA