Tartaruga marinha é encontrada coberta de óleo na praia da Redinha

Uma tartaruga marinha da espécie Lepidochelys olivacea foi resgatada na tarde desta segunda-feira (23), coberta por uma substância oleosa de cor preta, na Praia da Redinha, em Extremoz. O animal foi retirado do mar por equipes do Aquário Natal.

A tartaruga oliva estava completamente coberta pelo óleo e também havia ingerido a substância. De acordo com o biólogo Douglas Brandão, as equipes fizeram a limpeza externa e seguem no tratamento de reabilitação do animal, que mede cerca de 65 centímetros.

Apesar de estar debilitada, a tartaruga responde bem ao tratamento. Ela deverá ficar cerca de dois meses em observação, antes de ser devolvida à natureza.

No dia 10 deste mês, pescadores já haviam encontrado outra tartaruga em condições semelhantes na Praia de Jacumã, litoral Norte potiguar. Ela foi limpa e devolvida ao mar.

O Ministério Público Federal (MPF) convocou uma audiência para tratar da limpeza e remoção dos resíduos, além de identificar a origem e os responsáveis pelo derramamento de óleo. O dano ambiental está sendo avaliado pelas autoridades.

As manchas de óleo pretas surgiram em praias do litoral potiguar ao longo do mês de setembro. Amostras foram recolhidas para colher informações e identificar as causas.

Via: OP9