Sesap confirma que RN está em surto de sarampo

O Rio Grande do Norte está em surto de sarampo. É o que confirma da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN). De acordo com a pasta, a definição parte de uma recomendação do Ministério da Saúde.

“O ministério diz que o estado que tem pelo menos um caso da doença, ele está em surto. Dada a situação nacional, nós estamos em estado de alerta, sim”, destacou Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Coordenação de Promoção à Saúde do RN.

De acordo com a Sesap, o estado só vai sair da condição de surto quando não for mais identificado nem haja circulação do vírus pelo período de 90 dias.

“No Brasil, nós temos vírus da dengue, zika e chikungunya circulando e os sintomas iniciais são parecidos com o sarampo. As pessoas precisam estar sensíveis que pode ser sarampo. A preocupação precisa existir, sim”, concluiu Alessandra.

Até agora, o RN tem um caso de sarampo confirmado e outro caso provável. Além desses, outros três estão em investigação. A Sesap disse ainda que quatro casos foram descartados.

VIA: PORTAL NO AR