Secretário de Transportes de Extremoz confirma que apenas alternativos ficarão no Sport Clube

Em uma reunião realizada na noite da última sexta-feira (3/9) entre os moradores do bairro Sport Clube e o secretário de Trânsito e de Transportes de Extremoz, Dinarte Torres, foi confirmado que a linha 120 deixará de sair do terminal no bairro Sport Clube.

O Portal Extremoz acompanha o caso e conforme apurado por nossa equipe apenas os alternativos sairão do Sport Clube, a mudança ocorre em paralelo à implantação do novo sistema de integração, realizado em parceria entre a empresa Guanabara e a Cooptanorte (Cooperativa de Transportadores Autônomos do Estado Rio Grande do Norte).

Os alternativos começaram a receber no início deste mês o equipamento para iniciar as operações com o BemCard, que é o cartão de bilhetagem eletrônica da Guanabara.

Os moradores do Sport Clube não ficaram nada felizes com o anúncio da mudança, acreditam que serão mais prejudicados, pois, o novo sistema irá aumentar o transtorno já vivenciado pelos moradores, que dispõem apenas da linha 120 e 123 durante a semana e da linha 122 aos domingos e feriados.

É importante destacar ainda que a mudança também afeta os moradores do Central Parque Clube e Moinho que também dispõe da linha 120 nos dias úteis e sábados.

Em uma mensagem de áudio enviada pelo secretário Dinarte Torres antes mesmo da reunião ele mencionou a mudança e afirmou que os moradores “estão com todo direito de fazer suas reclamações, as suas reinvindicações em relação ao transporte”.

Ele segue dizendo que fará uma série de reuniões em diversos bairros do município para explicar o novo projeto e continua: “nós temos a confiança que vai melhorar muito, até porquê, dando um exemplo para o Sport Clube nós vamos ter alternativos saindo de 15 ou em 20 e 20 minutos, melhorando e muito a vida dos moradores…”.

Mas os moradores descordam que o novo sistema trará melhorias e estão completamente indignados com a situação.

O secretário menciona ainda no áudio uma parceria com a Cooptagran e uma nova empresa de alternativos que segundo ele irá se instalar no município, confira na íntegra:

NOVO SISTEMA

De acordo com as informações obtidas por nossa equipe, o novo sistema proposto pela Secretaria de Transportes dará maior ênfase à integração.

Os moradores sem acesso aos ônibus irão embarcar em um alternativo e desembarcar em um ponto onde passe os ônibus, podendo dessa forma fazer a integração pagando apenas uma passagem.

Por esse motivo os alternativos da Cooptanorte já começaram a receber o equipamento para aceitação do BemCard e conforme informado pelo secretário o mesmo deverá acontecer com a Cooptagran.

A data exata para que os ônibus deixem de sair do terminal ainda não foi divulgada.

OPERAÇÕES DA GUANABARA NO MUNICÍPIO

Conforme já explicado aqui no Portal Extremoz em diversas matérias, as concessões dos ônibus intermunicipais é dada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens), órgão esse que responde diretamente ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Cabe ao DER fiscalizar as operações das empresas, assim como realizar todos os trâmites necessários para retirar e/ou trocar uma determinada empresa.

INDIGNAÇÃO DOS MORADORES

Em um grupo criado em um aplicativo de mensagens os moradores se articulam para que a mudança não ocorra e já iniciaram um movimento nas redes sociais da prefeita, Jussara Sales, para que ela se movimente e se posicione.

Ainda segundo moradores que participaram da reunião com o secretário, as explicações dadas pelo mesmo são sem fundamento e querem uma resposta da prefeita.