Saiba como receber o auxílio emergencial em cada caso

O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal inciou o cadastramento para que os brasileiros possam receber o auxílio emergencial em virtude do coronavírus, mas muitas pessoas ainda tem dúvidas de em qual situação se encaixa e como vai receber o benefício.

Por isso vamos tentar esclarecer aqui como será feito o pagamento em cada caso:

RECEBE O BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA

Beneficiários do Bolsa Família irão receber automaticamente o valor do auxilio emergencial pelo mesmo sistema que recebe o benefício atualmente, por exemplo, se você recebe seu bolsa família através de uma conta poupança o auxílio emergencial será creditado nessa mesma conta no dia programado do benefício.

O valor será de R$ 600 por beneficiário, exceto para mães solteiras que receberão o valor integral R$ 1.200.

COMO O GOVERNO SABE QUEM É MÃE SOLTEIRA E CHEFE DE FAMÍLIA

De acordo com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) o governo conseguirá identificar se tem filhos e se é a chefe da família.

RECEBIA O BOLSA FAMÍLIA MAS NÃO RECEBE ATUALMENTE

Quem recebia o Bolsa Família e não recebe atualmente é provável que tenha tentado solicitar o auxílio através do aplicativo ou site disponibilizado na terça-feira (7) e recebeu o alerta para voltar em 5 dias, isso porque quem já recebeu o benefício possui o cadastro único e nesse caso não precisa solicitar.

Automaticamente o governo irá analisar o cadastro e caso cumpra os critérios receberá o auxílio em uma conta da Caixa ou Banco do Brasil.

TEM O CADÚNICO, NÃO RECEBE O BOLSA FAMÍLIA E NÃO TEM CONTA NA CAIXA OU NO BB

Se não tem conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil irá receber o auxílio em uma conta digital que será aberta pela Caixa, sem a necessidade de ir até uma agência.

A previsão até o momento é que o aplicativo usado para essa conta digital será o CAIXA TEM. Não será possível fazer o saque do valor da conta digital, para evitar aglomerações nas agência será possível fazer pagamentos e transferências através do próprio app.

NÃO ESTÁ INSCRITO NO CADÚNICO 

Quem não estiver inscrito no cadastro único deverá solicitar manualmente através do site https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio  ou do app CAIXA | AUXÍLIO EMERGENCIAL nesse caso deve colocar o CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe, depois basta responder calmamente algumas perguntas.

No final o sistema irá perguntar se você já possui conta, se sim basta informar o banco e os dados da conta, caso não marque a opção “não possuo conta”, será automaticamente aberta uma conta virtual e sua solicitação irá para análise.