Prefeitura de Extremoz decreta ponto facultativo na segunda-feira, 6 de setembro

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, decretou através do DOM (Diário Oficial do Município) ponto facultativo na segunda-feira, 6 de setembro, data que antecede o feriado nacional da Independência do Brasil.

Com o decreto as repartições públicas da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Município não devem funcionar, com exceção daquelas consideradas essenciais.

Ainda conforme o decreto “Aos dirigentes dos órgãos e entidades cabe fazer observar o funcionamento dos serviços essenciais nas respectivas áreas de competências que devam funcionar em
regime de plantões”.

Nos serviços essenciais estão inclusos: limpeza urbana, urgência e emergência na área da saúde e segurança pública.

Independência do Brasil

independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

Às margens do Rio Ipiranga, d. Pedro inteirou-se da situação, e, segundo o que ficou registrado na história oficial brasileira, foi realizado o grito pela independência do Brasil, momento conhecido como Grito do Ipiranga.