Mudanças nas regras da CNH entram em vigor neste mês

Mudanças nas regras para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começam a entrar em vigor a partir do dia 16 de setembro. Entre as principais mudanças estão o uso facultativo do simulador nas aulas de direção e a obrigatoriedade de apenas uma hora noturna de aula prática.

O texto que realiza as mudanças foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) do dia 17 de junho, autorizando que as regras passem a vigorar 90 dias após a publicação. Segundo o texto os candidatos a condutores vão poder escolher se querem ou não utilizar o simulador durante as aulas.

Com as novas regras da CNH, fica determinado que, ao optar pelo uso do equipamento, o aluno deve realizar aulas de, no máximo, 50 minutos, antes das aulas práticas em veículo. Alguns dos temas que devem ser abordados durante o uso do simulador são ligar o motor e controle de faróis

Outra mudança acontece nas aulas noturnas, atualmente os condutores precisam fazer pelo menos 25 horas/aula, sendo pelo menos duas noturnas. Com as novas regras da CNH os brasileiros que vão tirar a CNH pela primeira vez para as categorias A e B precisam fazer, no mínimo, 20 horas/aula, sendo pelo menos uma delas no período noturno.