Moradores de Extremoz que são atendido pelo Caps (Centros de Atenção Psicossocial) estão sendo prejudicados em virtude da falta de atendimento na instituição.
De acordo com os moradores que necessitam do atendimento, o problema começou na penúltima semana de janeiro, quando todos os atendimentos foram cancelados.
O problema ocorre em virtude da falta de médico psiquiatra e afeta várias pessoas que precisam de atendimento, sem previsão para normalização.
De acordo com uma nota publicada em uma rede social pela secretária adjunta de Saúde, Débora Costa, o médico psiquiatra que realizava o atendimento “foi desligado por não ter mais disponibilidade de cumprir com a carga horária que é obrigatória.”
Ainda de acordo com a nota, a gestão está realizando uma força tarefa para conseguir um novo profissional para o Caps.
Ainda de acordo com a secretária adjunta, a gestão conseguiu um novo Psiquiatra para o CEME (Centro de Especialidades Médicas de Extremoz), “que atenderá toda semana e não mais de 15 em 15 dias como o anterior, com isso aumentado em mais de 50% as vagas de Psiquiatria.”
“Quanto a vaga do Psiquiatra para o CAPS, estamos em contato com alguns Profissionais e logo essa vaga será preenchida, e o melhor é que os atendimentos de Psiquiatria no CAPS irá aumentar em 100%.”, afirmou Débora.
Confira a nota completa:
O Médico Psiquiatra foi desligado por não ter mais disponibilidade de cumprir com a carga horária que é obrigatória no Programa CAPS, inclusive isso já vinha sendo fiscalizado pelo MP.
A Gestão tem feito uma força tarefa para conseguir um novo Profissional para o CAPS que tenha disponibilidade da carga horária obrigatória. Já conseguimos um novo Psiquiatra para o CEME ( CENTRO DE ESPECIALIDADE MEDICAS DE EXTREMOZ) que atenderá toda semana e não mais de 15 em 15 dias como o anterior, com isso aumentado em mais de 50% as vagas de Psiquiatria.
Quanto a vaga do Psiquiatra para o CAPS, estamos em contato com alguns Profissionais e logo essa vaga será preenchida, e o melhor é que os atendimentos de Psiquiatria no CAPS irá aumentar em 100% . Entendemos a angústia dos pacientes e familiares e por isso solicitamos a todas as Unidades Básicas de Saúde que recebam essa demanda de renovação de receitas até que o problema do CAPS seja sanado.
Debora Costa – Secretária Adjunta de Saúde de Extremoz