MEC lança Diploma Digital para ensino superior

O MEC (Ministério da Educação) lançou nessa terça-feira (10/12) o programa “Diploma Digital”, que tem como objetivo modernizar, deixar mais prático, sustentável, seguro, transparente e diminuir custos dos certificados emitidos em instituições de ensino superior.

Segundo o MEC, sem burocracia, a versão digital dará mais agilidade ao processo ao eliminar etapas que demandam tempo e dinheiro, como a coleta de dados e de assinatura, a impressão e o deslocamento do aluno até a instituição para ter o documento.

Hoje, o diploma físico leva cerca de 90 dias para chegar às mãos dos concluintes, agora, levará menos de 15 dias. No novo sistema, as assinaturas serão digitais e em lote.

O novo formato permitirá o acesso ilimitado ao diploma seja pelo celular ou pelo computador. O documento estará disponível no site da respectiva instituição, em campo de fácil acesso.

O sistema deverá ser implementada em instituições de ensino superior, públicas e privadas, até o fim de 2021 e deverá beneficiar mais de 8,3 milhões de alunos.

Para padronizar os procedimentos tecnológicos para registro e emissão de Diploma Digital pelas instituições de ensino superior, o MEC regulamenta e uniformiza o processo em todo o país por meio de uma nota técnica. As instituições terão dois anos para se adequar a partir da sua publicação