“Luz misteriosa” vista no céu do Nordeste nesta segunda (23) trata-se da passagem de um foguete

Na noite dessa segunda-feira (23/11) populares registraram e divulgaram nas redes sociais uma “luz misteriosa” no céu. A luz pôde ser vista de várias cidades do Rio Grande do Norte, como Extremoz, e vários outros estados do Nordeste.

Muitos questionavam do que se tratava aquela luz, que não tinha qualquer semelhança com uma estrela. Segundo o G1, trata-se na verdade da passagem de um foguete.

A espaçonave foi lançada pela China na superfície lunar com o objetivo de ser a primeira nação a trazer de volta rochas lunares e amostras de solo em mais de quatro décadas, segundo o The New York Times.

A missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.

O astrônomo Dennis Weaver explica que a “nuvem” brilhante que apareceu no céu “é a ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua”.

A confirmação de que se trata de uma aeronave chinesa, segundo o astrônomo, é possível com cruzamento de informações com a rota do foguete.