Ao passar pela Avenida dos Girassóis no centro de Extremoz – uma fachada charmosa e uma placa colorida chamam atenção – uma livraria. Grande satisfação. Sempre senti essa lacuna em nossa cidade. Um local para leitura. Voltei no dia seguinte, com minha esposa, para conhecermos melhor o espaço. Fomos muito bem recebidos por Anne Karinne e o seu esposo Antônio Filho. Mostraram o espaço com muito animo e disposição, conversamos sobre os desafios em abrir a primeira livraria na cidade. A Livraria da Criança.

Encontramos muitos títulos da literatura brasileira, inclusive adaptados para o publico infantil e uma série de outras obras. Estimular o hábito da leitura, fomentar a educação e promover a cultura são os principais desafios de quem trabalha com o conhecimento.

A HISTÓRIA COM OS LIVROS

Anne, explicou que tem uma história de amor e confiança com os livros e com os benefícios que eles trazem. No mercado há mais de 20 anos, lembra que “O início da JOK livros (empresa por trás da Livraria da Criança) foi de porta em porta vendendo livros sob encomenda. Depois passou a trabalhar com o público docente, mais especificamente o da educação infantil. Em seguida, tivemos a oportunidade de vir para Extremoz, onde temos prédio próprio. Inauguramos a Livraria da Criança no inicio desse ano, mais precisamente no dia 07.01.2023, um sábado”. Atualmente existem duas famílias associadas.

TRABALHAR COM CULTURA EM EXTREMOZ

Sobre o significado de trabalhar com cultura em Extremoz, explica que “trabalhamos com a área que nos identificamos bastante, educação, cultura, lazer, tudo o que o livro infantil proporciona. E pelo fato de estarmos em Extremoz, é desafiador e especial, pois é uma cidade em crescimento acelerado, que proporciona inúmeras oportunidades, e por isso nos sentimos privilegiados por abrir a primeira Livraria da Criança aqui na cidade”.

OBJETIVO DA LIVRARIA

Sobre os planos a médio e em longo prazo, disse, que “a intenção é proporcionar ao público de Extremoz e adjacências, um ambiente com acervo educativo e infantil, que possibilite aos frequentadores resolver compras de material escolar e mergulhar em um mundo de imaginação, desenvolvimento intelectual e lúdico, através do mundo do livro”.

O casal se mostrou animado com a ideia de inserir a livraria nas demandas da comunidade, por meio da realização de atividades culturais e lançamento de livros.

Agradecemos pela calorosa recepção e desejamos desde já sucesso. Apesar de não ser fácil, é sempre revigorante ver alguém apostar em cultura e conhecimento.

Sobre o autor

By Leandro Soares

Professor da Rede Estadual de Educação. Graduado em História e Filosofia pela UFRN. Mestrado em Filosofia Política, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia e Literatura pelo IFRN.