Jussara Sales relata dificuldades para receber vacinas e pede ajuda aos moradores

Em um vídeo publicado na noite deste sábado (17) a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, relata que o município está enfrentando dificuldades para receber doses da vacina contra o coronavírus.

A vacina é enviada pelo Ministério de Saúde e distribuída para os municípios pela SESAP (Secretaria Estadual de Saúde Pública) considerando principalmente a quantidade de habitantes para definir quantas doses cada município vai receber.

De acordo com a fala da prefeita no vídeo e uma publicação já feita pela prefeitura, Extremoz tem oficialmente 28.331 mil habitantes, de acordo com estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017.

É baseado nesse número que as vacinas são distribuídas, mas a realidade hoje de Extremoz é muito diferente do número estimado pelo IBGE em 2017.

De acordo Jussara, Extremoz tem hoje quase70 mil habitantes. Para que mais doses das vacinas sejam destinadas ao município a prefeita pediu a ajuda da população.

Os moradores podem contribuir de duas formas: se cadastrando no sistema de vacinas do Rio Grande do Norte (RN MAIS VACINA) ou transferindo o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para o município.

De acordo com o RN MAIS VACINA, até o momento somente 18.514 mil moradores se cadastram até agora, inclusive um número inferior aos últimos dados do IBGE.

Nesta sexta-feira (16) o município recebeu apenas 420 doses, destinas ao público geral a partir de 42 anos, bancários e funcionários dos Correios.