Implantação da Guarda Municipal em Extremoz seria de extrema importância nesse momento

Nesse momento em que o mundo inteiro passa por uma pandemia causada pelo covid-19 (coronavírus), com uma série de medidas de prevenções sendo tomadas a área da segurança pública tem um papel fundamental, principalmente no Brasil.

No Rio Grande do Norte vários decretos já foram feitos para garantir a quarentena, em Extremoz o prefeito Joaz Oliveira decretou na segunda-feira (30) calamidade pública e estabeleceu regime de quarentena no município.

No âmbito municipal contamos apenas com os Policiais Militares que fazem um excelente trabalho apesar das dificuldades, mas seria importante para o município contar com reforço na segurança.

No dia 02 de outubro de 2019 o município deu um passo a frente com a publicação do edital para o concurso de Guarda Municipal.

As provas já foram realizadas e as etapas já foram cumpridas, mesmo com a suspensão e o atraso os resultados preliminares das avaliações psicológicas foram divulgados nessa terça-feira (31).

Nesse momento em que é preciso garantir a ordem nas ruas, a segurança daqueles que trabalham nos serviços essenciais e a preservação da vida a homologação do concurso e a imediata implantação da Guarda Municipal seria um grande acerto da gestão.

Em Natal, por exemplo, os guardas municipais estão nas ruas auxiliando a Policia Militar na proteção da sociedade além de orientar os populares sobre o coronavírus.

Ao todo são 101 aprovados que podem ajudar o município nesse enfrentamento, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, classificou a Guarda Municipal como essencial.

Já o Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Morais, deferiu medida cautelar para afastar a exigência de demonstração de adequação orçamentária em relação à criação e expansão de programas públicos destinados ao enfrentamento da Covid-19.