A família de um idoso de 67 anos que faleceu no Hospital Municipal Café Filho em Extremoz, na última quinta-feira (13/8), relata que o mesmo foi enterrado com laudo de covid-19, mas o resultado do exame foi negativo para o vírus.
Segundo um familiar, Cicero Barbalho do Nascimento teria começado a sentir-se mal no domingo, 09 de agosto, ele foi levado ao Hospital Café Filho onde foi realizado exames e testou negativo para coronavírus, então suspeitaram de pneumonia.
O idoso começou a fazer tratamento para a pneumonia durante a semana, mas na quinta-feira faleceu no hospital, como conta a esposa de Cicero em um vídeo publicado nas redes sociais.
A esposa relata ainda que ele faleceu em seus braços e após meia hora ela foi informada que o senhor Cicero havia falecido de uma parada respiratória em decorrência da pneumonia.
Uma hora depois quando a funerária chegou ela foi chamada novamente e informada que um novo exame apontou que a morte teria ocorrido por covid-19, porém o exame obtido pela esposa do idoso apresentou resultado negativo.
O Portal Extremoz teve acesso ao exame com resultado negativo e a declaração de óbito, que consta como causas da morte (diagnóstico): insuficiência respiratória, pneumonia e covid-19. O material foi coletado para o exame ainda na quinta-feira:
Em virtude do laudo apontar covid-19, seguindo os protocolos, o corpo de Cicero Barbalho não pode ser velado. No vídeo a esposa do idoso relata a situação como revoltante.
“Meu esposo foi enterrado como cachorro, pegaram ele enrolaram no lençol e jogaram no caixão, nem direito ao velório ele teve e isso é revoltante”:
⚠️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE TESTE (PCR) PARA COVID-19:
INTERPRETAÇÃO DO RESULTADO: Um resultado DETECTADO significa a presença de fragmentos do vírus na amostra e que a pessoa está infectada pelo vírus SARS-Cov-2. Este resultado pode aparecer mesmo antes do aparecimento de sintomas ou depois de os sintomas já terem desaparecidos. Este resultado não significa necessariamente que a pessoa está doente e, por este motivo, deve ser interpretado em conjunto com outros dados clínicos e/ou exames, exclusivamente por um médico ou profissional habilitado. Um resultado NÃO DETECTADO significa que não foi possível detectar a presença do vírus na amostra. Em casos em que persistir a suspeita clínica, através de sintomas característicos ou outros dados, como exames sugestivos, o teste deve ser repetido em período superior a 24 horas. Se mesmo assim continuar Não detectado e a suspeita clínica permanecer, pode-se realizar um novo teste e/ou associar com o teste de pesquisa de anticorpos (sorologia) e continuar a monitorar, a critério médico. RESULTADO FALSO-NEGATIVO/FALSO-POSITIVO Os resultados falsos-negativos podem ocorrer em cerca de 10% a 20% dos casos, dependendo principalmente do período e da forma como a amostra é coletada, manipulada e armazenada. Em casos de permanência da suspeita clínicas, novo teste deverá ser realizado, a critério médico. Resultados falsos-positivos podem ocorrer, mas são raros e devido a procedimentos técnicos que podem levar à contaminação acidental da amostra. Em casos de dúvidas clínicas, novo teste deverá ser realizado, a critério médico. Fonte: richet.com.br |