Extremoz terá mutirão de mamografia entre os dias 25 e 26 de outubro

A Prefeitura de Extremoz, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar entre os dias 25 e 26 de outubro um mutirão de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

Ainda de acordo com a prefeitura, para participar da ação é necessário procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e solicitar um encaminhamento.

A previsão é atender 160 mulheres da faixa etária supracitada durante os dois dia da ação, sendo 80 atendimento na segunda-feira (25) e mais 80 na terça-feira (26).

IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

A mamografia é o exame para detecção do câncer de mama e deve ser realizado anualmente por mulheres acima de 40 anos, pois, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e  diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.