Estudantes terão que pagar por carteirinha mesmo com “ID Estudantil” gratuita do Governo Federal

Mesmo com a carteira de estudante gratuita lançada pelo Governo Federal chamada “ID Estudantil” os estudantes ainda precisarão da física, que é paga.

Isso porque a carteira física é utilizada nos ônibus de Natal e é necessária para conseguir o BemCard Estudante, utilizada nos ônibus de Extremoz e Ceará-Mirim.

Apesar da ideia de baratear e diminuir a receita de entidades estudantis que emitem as carteiras de estudantes o governo não pensou nessa questão.

A carteira digital gratuita não possibilita que os estudantes paguem meia nos ônibus, pois ela não é reconhecida nos leitores de cartões dos veículos municipais e intermunicipais.

Dessa forma todos os estudantes que utilizam o trasporte público precisarão pagar para ter a velha Carteira de Identificação Estudantil (CEI), emitida pelas entidades estudantis.

Outro ponto é que MP (Medida Provisória) do Governo Federal que garante a carteira digital gratuita está prestes a “caducar”, irá perder a validade no próximo domingo (16).

A medida ainda não foi sequer analisada pelo Congresso e não virou lei, mas os estudantes que já pediram o documento ou que o solicitarem até domingo poderão continuar a usá-lo.