Estudantes do ensino médio da Escola em Tempo Integral Ver. José Moacir de Oliveira (JMO), localizada em São Gonçalo do Amarante-RN, realizam Exposição Virtual de Fotografia e Cultura. Com o tema “Olhares Possíveis: Exposição Virtual de Fotografia e Cultura” a ideia é estimular os estudantes a se interessar pelo mundo da fotografia e sua interface com outras áreas do conhecimento, explica o Prof. de Filosofia Leandro Soares.
A exposição é resultado da produção dos alunos da turma da Disciplina Eletiva “Cinema e Fotografia em Debate” em que os estudantes foram provocados a pensar o conceito de “olhar” na fotografia. A iniciativa tem como objetivo formar sujeitos ativos na produção do conhecimento.
As disciplinas eletivas constam na parte diversificada do Currículo, ocasião em que o estudante tem a possibilidade de escolher a que tem mais interesse ou afinidade. Possibilitando, assim, uma ampliação dos conhecimentos trabalhados em outras disciplinas. Pensar os aspectos técnicos e subjetivos do uso da linguagem fotográfica é estabelecer um diálogo permanente com outras disciplinas, como Artes, Sociologia, Língua Portuguesa, entre outras possibilidades.
Durante a realização da disciplina os estudantes foram estimulados a pensar a distinção entre o “ver” e o “olhar” a partir da discussão problematizada no documentário “Janela da Alma’ de 2001, dirigido por João Jardim e Walter Carvalho. No longa, a visão é pensada como um fenômeno físico. Bem diferente do olhar, esse, guarda certo traço cultural e, é direcionado pelo repertório cultural de cada indivíduo, ou seja, olhamos não apenas com os olhos, mas, sobretudo, com os sentimentos, com a ansiedade, com nossos temores e nossas indeterminações. Portanto, olhamos com o ouvido, com o nariz, assim, o olhar acaba por nos envolver de múltiplas maneiras. Esse olhar precisa ser trabalhado, a sensibilidade precisa de terra fértil para florescer. Esse foi o norte das discussões teóricas realizadas em sala de aula, explica o professor.
Os estudantes aprovaram a iniciativa. O aluno Israel Lucas, 2 anos A, explica que “a disciplina eletiva de fotografia me ajudou a ver as fotografias com um olhar mais detalhista, prestar mais atenção na arte fotográfica, aprendi que podemos tirar fotos de coisas, mas também podemos fotografar histórias”. A produção dos estudantes se destaca pela amplitude temática, incluindo música autoral e, pelo talento dos participantes.
O material produzido pelos estudantes do JMO pode ser conferido no link a seguir:
https://padlet.com/leandrosoaresufrn/ieg3hk1sgwtolx3k