Confira todos os detalhes sobre o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial

O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial em virtude do coronavírus começa na segunda-feira (18) para os beneficiários do Bolsa Família e na quarta-feira (20) para quem fez a solicitação ou já era inscrito no CadÚnico.

Mais cedo já havíamos publicado o calendário completo e adiantado alguns detalhes que foi publicado em uma Portaria do Ministério da Cidadania no DOU (Diário Oficial da União) com as mudanças na forma de pagamento da 2ª parcela.

A mudança mais relevante é que, ao contrário da primeira parcela, todos os beneficiários irão receber pela Poupança Social, com exceção daqueles que estejam ativos no programa Bolsa Família e esse novo calendário só é válido para quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril.

RECEBEU A 1ª PARCELA NA CONTA BANCÁRIA

Quem recebeu a 1ª parcela na conta bancária, independente da instituição financeira, irá receber a 2ª parcela na conta digital de acordo com o calendário por mês de nascimento, isso vale tanto para quem tem CadÚnico quanto para quem solicitou pelo app ou site.

Nesse caso todos precisarão utilizar  o aplicativo CAIXA Tem para movimentar essa conta digital, que será aberta de forma automática, normalmente isso acontece no dia programado para o crédito de acordo com o calendário:

No primeiro momento todos os beneficiários poderão movimentar os valor através do aplicativo CAIXA Tem para pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.

Inicialmente não será permitido fazer saques ou transferências de valores, essa medida foi tomada para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração.

Somente será possível realizar saques e transferências a partir de 30 de maio, seguindo também o calendário por mês de nascimento.  A transferência ocorrerá de forma automática, de acordo com o calendário, para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela se ainda houver saldo na Poupança Social.

Exemplo: Quem nasceu em maio ou junho deverá fazer o cadastro no aplicativo Caixa Tem no dia 22 de maio, quando a poupança será aberta e o valor creditado.

A partir de 22 de maio poderá fazer pagamentos ou compras com o cartão de débito virtual dentro do aplicativo CAIXA Tem, só poderá sacar ou transferir o valor no dia 04 de junho quem nasceu em maio e dia 05 quem nasceu em junho.

RECEBEU A 1ª PARCELA NA CONTA DIGITAL

Quem já recebeu a 1ª parcela na conta digital também receberá o crédito da 2ª parcela com o mesmo calendário e critérios acima, podendo utilizar o CPF e senha já cadastrada, sem a necessidade de refazer o cadastro no aplicativo.

BOLSA FAMÍLIA

Os beneficiários do Bolsa Família receberão a 2ª parcela do auxílio da mesma forma que receberam a 1ª  e como usualmente recebiam o benefício, podendo sacar o valor em espécie seguindo o calendário do programa:

DATA DO PAGAMENTO DIGITO FINAL NIS:
18 DE MAIO – SEGUNDA NIS 1
19 DE MAIO – TERÇA NIS 2
20 DE MAIO – QUARTA NIS 3
21 DE MAIO – QUINTA NIS 4
22 DE MAIO – SEXTA NIS 5
25 DE MAIO – SEGUNDA NIS 6
26 DE MAIO – TERÇA NIS 7
27 DE MAIO – QUARTA NIS 8
28 DE MAIO – QUINTA NIS 9
29 DE MAIO – SEXTA NIS 0