Começa nesta segunda-feira (11) prazo para inscrições no Enem 2020

Nesta segunda-feira (11) se inicia o prazo de inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, terminando no dia 22 de maio. Para se inscrever basta acessar a página do exame https://enem.inep.gov.br/.

Apesar dos pedidos para o cancelamento ou suspensão do exame em virtude de coronavírus, o Ministério da Educação manteve as datas. A principal preocupação é com aqueles estudantes que estão sem aula e devido a vulnerabilidade social tem poucos recursos para estudar em casa.

Na última terça-feira (05) o ministro da Educação, Abraham Weintraub, respondeu as críticas afirmando que não será adiado e que o ENEM não foi feito para corrigir injustiças.

Neste ano a prova será aplicada em duas modalidades diferentes, além da prova impressa agora haverá o “Enem Digital” e o estudante deverá, na hora da inscrição, selecionar uma das duas modalidades não podendo alterar a opção após finalizar o processo.

Tanto para o modo impresso quanto para o digital a estrutura da prova será a mesma, quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa e língua estrangeira que o participante também pode optar por inglês ou espanhol.

Outra mudança importante é que o participante deverá incluir uma foto atual no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.