Botijão de gás fica mais caro a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou na tarde desta segunda-feira (4), um novo reajuste para o botijão de 13 quilos de gás liquefeito de Petróleo (GLP) – o popular gás de cozinha. O novo preço médio do produto, que passa a valer a partir desta terça-feira (5), será de R$ 25,33 nas distribuidoras.  No último aumento, anunciado em novembro do ano passado, o preço determinado foi de R$ 25,07. 

Em nota, a Petrobras informa que a média nacional para os reajustes – que desde o ano passado passaram a ser trimestrais – considera os preços praticados nos diversos pontos de venda, que variam ao longo do território nacional, para mais ou para menos em relação à média, em até 5%. “O preço é anterior à incidência de tributos”, ressalta.

Segundo a companhia, o preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora impostos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização, como distribuidores e revendedores”, ressalta.

As distribuidoras poderão escolher se vão ou não repassar o ajuste para os consumidores finais.

Fonte: GAZETAWEB