ANEEL aprova e autoriza Cosern a realizar reajustes das tarifas de energia elétrica no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu na manhã da última terça-feira (14) as novas tarifas de energia elétrica a vigorar a partir do dia 22 de abril para o Estado do Rio Grande do Norte.

A COSERN, em função do gravíssimo cenário de calamidade pública causado pela disseminação pandêmica do vírus COVID-19, excepcionalmente, solicitou e a Agência reguladora aprovou que a aplicação das novas tarifas se iniciasse a partir de 1º de julho de 2020.

Assim, os clientes somente começarão a perceber uma variação proporcional das tarifas em julho, considerando a data da entrada em vigência das mesmas e a emissão das faturas.

O efeito integral do reajuste realizado pela ANEEL apenas será atingido no decorrer do mês de agosto, quando todo o período de leitura contemplar as datas pós reajuste.

O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 3,40%. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 2,92%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 4,72%.