Agências comunitárias dos Correios serão abertas em 3 comunidades de Extremoz

O vereador Ricardo Caridade e o Secretário Municipal de Pesca de Extremoz, Taziano Costa, anunciaram nesta semana que Extremoz receberá três agências comunitárias dos Correios.

O objetivo da abertura dessas três AGCs (Agências Comunitárias dos Correios) é amenizar o problema de entrega de correspondências e encomendas além de outros serviços dos Correios, que afetam os moradores do município.

Atualmente Extremoz conta com apenas uma agência, localizada no Centro do município, com atendimento presencial reduzido em virtude da pandemia do coronavírus e limitações nas entregas domiciliares.

Antes mesmo da pandemia do coronavírus o atendimento da agência não era um dos melhores, em virtude do baixo número de funcionários que torna o atendimento precário e que se agravou com a pandemia.

Outro problema é que o município, ao contrário de outros da Região Metropolitana de Natal, possui CEP único, o que impossibilita que a expansão das entregas domiciliares.

A população estimada de Extremoz também é outro ponto que não ajuda em nenhum aspecto, atualmente a população estimada é de 28.331 mil habitantes, de acordo com estatísticas do IBGE de 2017.

Com a grande expansão habitacional de Extremoz esse número é no mínimo incompatível com a realidade. O CENSO de 2021 traria números atualizados e ajudaria no desenvolvimento, porém foi cancelado em virtude a cortes de verbas do Governo Federal.

NOVAS AGÊNCIAS COMUNITÁRIAS

As três agências comunitárias serão instaladas na Praia de Pitangui e Genipabu – região litorânea – e distrito de Araçá. Além de “desafogar” a agência do Centro as novas agências também facilitarão a vida de moradores de outras comunidades.

A agência de Pitangui, por exemplo, será instalada na nova Secretaria de Pesca conforme confirmou o secretário Taziano Costa e atenderá os moradores de Contendas, Barra do Rio e Graçandú.

A agência de Araçá atenderá os moradores de Pedrinhas, Estivas, Vila são Sebastião, Santa Maria, Vila de Fátima, Murici, Simão e Barreiros. AGC de Genipabu atenderá Santa Rita, Grutas e Boca da Ilha.

De acordo com o vereador Ricardo Caridade as AGCs de Araçá e Genipabu já começam a funcionar na segunda-feira (10/5), porém os horários e locais de atendimento não foram divulgados.

A AGC de Pitangui deverá funcionar a partir de quarta ou quinta-feira. Nesta sexta-feira (7/5) a gerente substituta dos Correios de Extremoz esteve na Secretaria de Pesca para verificar o espaço, que foi aprovado.