Os alunos do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do centro estadual de educação profissional (CEEP), Professora Djanira Brasilino de Souza, localizada no Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, receberam certificado do curso Atitude Pelo Planeta oferecido pela organização não governamental (ONG) Junior Achievement. A solenidade ocorreu durante o mês de junho.

A Junior Achievement (JA) foi fundada em 1919, há mais 100 anos, e é uma das primeiras organizações a trazer programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina, presente em mais de 100 países tem como missão Inspirar e preparar jovens para terem sucesso em uma economia globalizada. Há quase quatro décadas no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os Estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários. Tudo de forma gratuita. A organização tem o reconhecimento de atores sociais importantes, como professores, escolas, universidades e secretarias de educação.

A professora Ozana Araújo (CEEP) explica que o projeto foi possível graças a uma parceria entre a ONG e a escola de ensino integral Djanira Brasilino. Foram beneficiados os alunos do Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente. A ONG oferece programas de ensino gratuitos nas áreas de sustentabilidade, empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira.

O curso Atitude Pelo Planeta tratou sobre sustentabilidade e oportunizou, por meio da metodologia “aprender-fazendo”, reflexões em torno das mudanças de hábito em relação ao consumo, o uso sustentável dos recursos naturais pelos jovens, e ainda, habilidades necessárias para construção de comunidades prósperas. Entre os objetivos educacionais estão a importância de refletir sobre o papel das empresas para a sustentabilidade e dos serviços ambientais, além dos benefícios essenciais que a natureza nos presta. Afinal, o nosso planeta é a nossa casa.

Os alunos aprovaram a iniciativa e mostram que nunca é cedo para se preocupar com o meio ambiente. “O curso mostrou pequenas coisas que fazíamos e nem percebíamos como podia prejudicar o meio ambiente, além disso, é importante para qualificar nossa formação técnica” explicou a aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente (2 ano C), Carolina Beatriz.

Trabalhar nas escolas é plantar uma semente para a qualidade de vida nas próximas gerações. O Desejo é formar multiplicadores da cultura do desenvolvimento sustentável, explica a professora Ozana.

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados, referente ao primeiro ciclo do curso, a gestora representante da ONG, Mirian Souto e toda a comunidade escolar. Mais informações sobre a Junior Achievement podem ser encontradas na sua página institucional. http://www.jarn.org.br/

WP Post Author

 

Sobre o autor

By Leandro Soares

Professor da Rede Estadual de Educação. Graduado em História e Filosofia pela UFRN. Mestrado em Filosofia Política, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia e Literatura pelo IFRN.